Saúde mental nas crianças

saúde mental nas crianças

No dia 10 de outubro celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) “não pode haver saúde sem saúde mental”. A Saúde Mental é um recurso essencial para a vida quotidiana e é influenciada pelas vivencias dos indivíduos nos diferentes contextos – família, escola, comunidade e trabalho. O ambiente onde crescemos molda o nosso bem-estar e desenvolvimento, sendo que a exposição a experiências negativas precoces podem influenciar diretamente a saúde mental e até mesmo aumentar o risco de doença mental.

“De acordo com o artigo de Francis Lee publicado na revista Science, em 2014, cerca de 80% dos problemas de saúde mental do adulto surgem até aos 15 anos de idade e metade estavam já presentes aos 5 anos de idade.”

(Lee, 2014)

Promovemos SAÚDE MENTAL nas crianças investindo nas competências sociais e emocionais das crianças e jovens; reforçando as capacidades e competências individuais através da educação emocional, promovendo autoestima e resiliência; aumentando e possibilitando a comunicação com as crianças; enriquecendo os relacionamentos interpessoais e competências parentais; permitindo que a criança seja uma criança – o brincar é um assunto muito sério e importante, onde a criança se expressa e exercita o cérebro e o corpo; trabalhando as emoções e a inteligência emocional nas crianças, de forma a identificarem e reconhecerem as emoções nelas próprias; valorizando as diferentes emoções e opiniões da criança; incentivando a resolução de problemas e consequentemente tornarem-se capazes de tomar decisões e a lidar com a frustração; promovendo a atividade física; propiciando um ambiente seguro e positivo, com espaço para comportamentos empáticos, com regras claras e justas e prevenindo condutas negativas; mantendo uma alimentação saudável e boas rotinas de sono.


Pode saber mais na pagina do programa eu sinto.me

Sabemos que as crianças passam grande parte do seu dia na escola ou creche, e por isso este contexto tem um papel fundamental no bem-estar da criança. Um ambiente escolar seguro contribui para uma maior saúde mental nas crianças e consequentemente para uma vida adulta saudável e equilibrada. A implementação de diretrizes, valores e o desenvolvimento de programas escolares com enfoque na saúde mental promove e desenvolve competências transversais de vida nas crianças e jovens, como a autorregulação emocional, autoconfiança, autoconhecimento, resolução de problemas e tomada de decisão que são essenciais para o comportamento eficaz nos domínios pessoal, social, académico, de carreira e desenvolvimental, bem como para a adaptação emocional às mudanças e crises ao longo da vida.

Ao providenciarmos e promovermos este conjunto de competências nas crianças nos diferentes contextos, estamos a contribuir para a ausência de problemas de saúde mental e comportamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *