E agora…o meu filho vai para a creche/jardim de infância!

A entrada para a creche ou para o jardim de infância pode gerar angústias tanto nos pais, como nas crianças.

No entanto, existem imensas vantagens, sendo uma delas a tranquilidade. Saber que a criança está num ambiente seguro e supervisionado com profissionais qualificados permite que os pais fiquem mais tranquilos.

Para além disso, a entrada na creche ou no jardim de infância proporciona-lhes a oportunidade de interação com outras crianças desenvolvendo desta forma habilidades sociais importantes desde tenra idade. As crianças têm um ambiente estruturado onde há a oportunidade de aprender através de propostas desafiantes e motivadoras que promovem o seu desenvolvimento e o seu crescimento integral e harmonioso.

Igualmente importante é que as crianças se sintam bem e gostem de estar. Por natureza, as crianças gostam de de rotinas, pois fornece algum grau de segurança, mas igualmente de atividades desafiantes e que permitam explorar e aprender.

N`O Pom-Pom esta etapa da adaptação decorre de uma forma bastante familiar com um programa de acolhimento idealizado individual para e com as famílias.

Este programa está contemplado no Manual de Processos Chave para Creches criado pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social.

Assim, na primeira semana de integração na creche ou no jardim de infância, um familiar pode acompanhar durante uma hora a criança com horários previamente combinados.

Este acolhimento desenrola-se desta forma para um contacto mais próximo entre criança/ família e a equipa educativa, dentro do contexto escolar.

Esta forma de acolher tem sido uma mais-valia para uma melhor integração da criança à dinâmica e rotina da creche ou jardim de infância. Desta forma, os Pais/EE tem contacto direto com as rotinas e com o ambiente que a criança vai encontrar, o que se traduz num aumento significativo dos níveis de confiança e serenidade para a continuidade do processo.

Assim, deixamos aqui uma página (de Facebook) onde poderão encontrar alguma informação (e dicas) referentes a estas e outras temáticas: Academia 108

2 Comments:
November 20, 2023

Everything is very open with a very clear clarification of the challenges. It was really informative. Your site is extremely helpful. Thank you for sharing!

December 11, 2023

We appreciate the words. We are lucky to do what we like!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *