Deve manter as rotinas em tempo de férias?

Com o fim do ano letivo e as férias a começar, muitas famílias começam a questionar-se sobre se devem ou não manter as rotinas das suas crianças. 

Claro que, em tempo de férias, são muitas as idas à praia, os passeios ao ar livre, jantares e festas que se estendem mais do que o horário habitual. É normal, que a hora de dormir não seja rigorosamente cumprida. Isso acontece inclusivamente nos campos de férias do Pom-Pom: www.opompom.pt/ferias/

Todavia, é importante avaliar a forma como a vossa criança reage às rotinas das férias, pois o seu humor é altamente influenciado pelas alterações de rotina diária.

Se a criança apresentar sintomas de irritabilidade, sonolência e/ou fadiga, o melhor mesmo é repensar os horários e as rotinas do seu dia-a-dia. Isto porque, em algumas crianças, as mudanças nas rotinas podem ser negativas, podendo gerar problemas a nível emocional e comportamental, como é o caso das birras. Sobretudo nas crianças mais pequenas, é importante que façam um esforço para manter os horários consistentes no que diz respeito às refeições e à hora do descanso.

Não esquecer de integrar as sestas nos momentos mais tranquilos do dia, mantendo-se possível a rotina de ir para a cama igual. Pois tudo isso, influenciará e muito o bem-estar da criança. As rotinas, criam uma sensação de segurança e de conforto, antecipando assim, o seu dia a dia e diminuindo dessa forma a probabilidade de ocorrerem frustrações.

Boas férias a todos, muita brincadeira em família, divirtam-se e vemo-nos em setembro! 😉