A história do Pom-Pom começa em 1992 pelos meus pais, na casa onde moravam. Isso mesmo. Exatamente aqui. Onde ainda hoje continuamos a construir sonhos e a formar pessoas capazes de enfrentar o mundo e superar as adversidades que irão surgir ao longo da vida.
No centro da cidade, com um jardim enorme, o Pom-Pom começou a ganhar forma e a crescer tanto em espaço como em número de crianças. Então, os meus pais decidiram mudar-se e manter este espaço exclusivamente para as instalações do Pom-Pom. O espaço existente conta com um espaço interior e exterior, com sombras, brinquedos e horta, proporcionando vários estímulos e outras oportunidades às crianças.
Ora, eu cresci em torno desta dinâmica, acabando por desenvolver uma enorme paixão por educação e crianças. Foi assim que surgiu a ideia de me tornar professor de educação física. Dessa forma, cuidaria do corpo e da mente das pessoas, entre elas crianças. Não esquecendo que, em Portugal, as crianças possuem uma taxa de obesidade bastante elevada. Ou seja, o meu objetivo também passou por mostrar a importância do exercício físico no desenvolvimento e crescimento de uma criança.
Foi quando o meu pai, Sr. Domingos faleceu que decidi abraçar o projeto do Pom-Pom e levar os seus sonhos ainda mais longe, em sua honra. Ou seja, percebi que estava na hora de reestruturar o Pom-Pom com novas metodologias de trabalho e ensino, de acordo com as minhas ideologias atuais.
A história da Pom-Pom é das crianças
É comum entendermos que o mundo é um lugar dos adultos. Contudo, não nos podemos esquecer que as crianças são seres humanos capazes, e que ajudam a iluminar o dia-a-dia de cada um de nós. Além disso, são o futuro. Ou seja, não as podemos excluir e proteger na íntegra do mundo e dos obstáculos que vão surgindo ao longo do nosso quotidiano. Assim, é extremamente importante deixar as crianças imaginar, criar, experimentar e conhecer os perigos que existem (e não os esconder, simplesmente).
Este é o edifício da Pom-Pom
É nisso que a equipa do Pom-Pom acredita, trabalhando para promover a autonomia de cada criança num ambiente adequado e previamente preparado para tal. Foi assim que foi construída a história do Pom-Pom.
Ou seja, compreendemos que as crianças são as peças principais na construção de um mundo melhor. É nos primeiros anos de vida de uma criança que se constrói o “eu”, é nesta fase que começa a sua perceção do mundo e de toda a envolvência ao seu redor. Daí a importância de criar o máximo de estímulos possíveis, promover a curiosidade e dar autonomia à criança para desenvolver atividades e tarefas do nosso dia a dia. A aprendizagem por tentativa erro, faz parte de todas as fases da vida de um ser humano, e é importante que se perceba isso desde pequeno, bem como aprender a lidar com as frustrações que nos acompanham em vários momentos da vida… ainda que infância seja tempo de brincar e explorar!
Além disso, no Pom-Pom atendemos às necessidades individuais das crianças, pois entendemos que cada uma deve ter o seu tempo, o qual deve ser respeitado! Perceba que não há horas nem idade para aprender, não compare o seu filho com outras crianças. Somos todos diferentes e é importante ter isto em mente.
Concluindo, o grande objetivo, ao longo da história do Pom-Pom, tem sido criar adultos conscientes do seu papel na sociedade, capazes de superar obstáculos, responder a estímulos com rapidez e perspicácia e, acima de tudo, respeitar a natureza como fontes maiores de sabedoria.